AROMATERAPIA
Óleos essenciais são os constituintes aromáticos ou voláteis encontrados nas plantas, eles são a quintessência das plantas, contendo as propriedades fisiológicas mais ativas.
O nariz é considerado pelo Ayurveda um caminho de passagem direta para o cérebro que, por sua vez, está ligado a todos os órgãos dos sentidos. O aroma tem um efeito direto no cérebro. Não passa pela mente cognitiva, vai direto. A mente perturbada pode ser "desperta para a realidade" pelo aroma. Apenas uma mente despertada para a realidade pode distinguir o certo do errado. Os aromas têm a capacidade de desentupir a mente, despertar os sentidos, o fogo da mente é aceso, o discernimento.
Outro aspecto importante da aromaterapia é a limpeza que dá a uma atmosfera poluída, que traz energia negativa e ar poluído, que é a causa de muitas doenças físicas e mentais. As essências primeiro limpam a poluição à medida que se dissipam pelo meio ambiente. Em segundo lugar, também ajuda a limpar o corpo quando inalamos, pois ao inalar estimulamos o sangue a liberar toxinas. O aroma também afeta a mente, estimulando suas funções.